Mi pequeño punto de vista sobre PCBs y su fabricación artesanal
Mi punto de vista sobre PCBs y su fabricacion artesanal
Desde um ponto de vista de desenvolvimento de hardware,
sempre fui apaixonado pela eletrônica e quando adquiri conhecimento suficiente comecei
a desenvolver circuitos na protoboard (engenheiros lembraram aquela fala “Professor
estava funcionando, eu juro!!”). Esses circuitos faziam coisas que sempre quis
automatizar. Com o tempo descobri que podia fazer minhas próprias PCBs
diminuindo erros e "melhorando" a performance do circuito. E coloco
"melhorando" entre aspas por que para mim não é tão simples assim.
Foi e segue sendo uma questão, nos primeiros encontros com PCBs, de fabricação
artesanal que sempre é um processo que com o tempo melhora (experiencia, dizem).
Desde descobrir que existem métodos de fabricação manual de PCBs
baseados em transferência térmica (método do ferro de passar) do fotolito
(trilhas/desenho da PCB), método da acetona, vinil, corrosão e finalmente um método
mais sofisticado usando usinagem CNC. Todos esses métodos precisam de
conhecimento e, em grande medida, de uma porção de habilidades manuais e
sentido "comum" que não é tão comum.
Aqui vocês se perguntam: mas o que tem a ver toda essa história?
Todo esse conhecimento aprendido e novo conhecimento gerado no meio da pratica
poderia ser refinado e passado para todo tipo de público, desde os primeiros
semestres de engenharia até para os Hobbistas. Tudo com o intuito de minimizar
erros e maximizar os resultados.
Por isto quero compartilhar com vocês dois pequenos vídeos
que explicam um dos métodos que acho que tem bons resultados. Eles mostram o
processo do início ao fim da fabricação de PCBs, além de mostrar coisas que fui descobrindo para obter melhores
resultados.
Lista con algunos Vídeos
Comentarios
Publicar un comentario